Escalada de competição bate recorde de participantes

V Boulder Contest Madeira mobilizou 30 participantes na primeira prova regional do ano para seniores.
A organização do Clube Aventura da Madeira, em parceria com a Federação Portuguesa de Escalada de Competição e o Madeira Climbing Center, decorreu na manhã domingo, 22 de junho, no Funchal, reunindo praticantes da disciplina de Bloco, que tem na Madeira uma significativa participação de praticantes de nacionalidade estrangeira.
A prova foi disputada no formato contest, com os participantes a terem 16 itinerários para escalar no tempo limite de 3 horas, com route setting da responsabilidade de Dionísio Silva. A diversidade de técnicas e níveis de escalada proporcionou uma animada e disputada competição, com incerteza nos resultados finais até ao último segundo da prova.
Steve Fernandes e Clara Teixeira vencedores
Na competição masculina Steve Fernandes (Clube Aventura da Madeira) venceu após conseguir alcançar o topo de 14 dos 16 blocos em disputa. Na segunda posição classificou-se escalador alemão, Ricardo Freyer com 13 topos escalados, em menos tentativas que o eslovaco Tomas Hrasok, segundo classificado, que também conseguiu escalar 13 topos, com mais uma tentativa para topo.
Clara Teixeira (Clube Aventura da Madeira) destacou-se na competição feminina, somando 11 itinerários escalados até ao topo, mais três que a segunda classificada, a escaladora russa Aleksandra Vorotnikova. Na terceira posição surpreendeu a veterana escaladora alemã, Claudia Altschaffel, com 57 anos, a escalar o topo de 7 dos itinerários em disputa.
Registo para a participação de 21 praticantes na competição masculina e 9 na feminina, na que foi, a mais participada prova de Escalada de competição realizada na Madeira.