Escalada Olímpica

Escalada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – A essência do Desporto

Vídeo da IFSC que explica cada uma das disciplinas da Escalada Desportiva e o modelo competitivo para a estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio – Vídeo

Três disciplinas, um objetivo

Uma variedade de técnicas são necessárias para o sucesso nos formatos combinados de escalada desportiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Adiados para 2021 devido à pandemia da doença COVID-19):

Velocidade

Dois escaladores prendem cordas de segurança a si próprios e tentam escalar uma parede de 15m de altura, colocada em um ângulo de 95 graus, mais rápido do que seu oponente em vias idênticas. O tempo de vitória na competição masculina tende a ficar em torno da marca de cinco a seis segundos, enquanto nos femininos geralmente a vitória fica em cerca de sete ou oito segundos. Uma falsa partida resulta em desqualificação instantânea.

Boulder (Bloco)

Em Boulder, os escaladores escalam quantas vias fixas puderem em quatro minutos, em uma parede de 4,5m de altura, equipada na base com colchões de segurança. Os percursos variam em dificuldade e os escaladores não podem praticar a escalada com antecedência. Quando um escalador agarra a presa final no topo de uma rota com ambas as mãos, considera-se que a completou. Os escaladores enfrentam a parede sem cordas de segurança e podem tentar uma via novamente se caírem durante a tentativa inicial.

As paredes utilizadas para o boulder apresentam uma série de desafios, com saliências e alguns apoios tão pequenos que só podem ser segurados com a ponta dos dedos. Os escaladores devem planear cada movimento cuidadosamente, pensando sobre que mão e pé colocar nos próximos movimentos, enquanto estão constantemente cientes do limite de tempo. A destreza física e mental necessária para o sucesso é extraordinária.

Dificuldade

A Escalada de Dificuldade envolve escaladores que tentam escalar o mais alto possível em uma parede medindo mais de 15 m de altura no tempo máximo de seis minutos. Os escaladores usam cordas de segurança e prendem a corda a quickdraws (equipamento de segurança preso a um ponto da parede, que permite que a corda corra livremente enquanto o escalador progride) ao longo da via. Quando um escalador prende a sua corda ao ponto de segurança situado no topo, ele concluiu a escalada. Se um escalador cair, a altura alcançada é registada. Não há possibilidade de novas tentativas.

Se dois ou mais escaladores completarem a escalada ou atingirem exatamente a mesma altura, o mais rápido a fazê-lo é declarado o vencedor. Esta é uma atividade exigente para todo o corpo e as técnicas de escalada dinâmica são muito importantes.

Para evitar que os escaladores obtenham vantagem ao observar outros escalando as vias de escalada e a observar a sua dificuldade, cada escalador é mantido num local onde não pode observar os escaladores em competição antes de sua vez. O escalador tem apenas alguns minutos para observar e analisar a parede e as vias antes de começar.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/sport-climbing/

Neste link podes visualizar um video sobre as três disciplinas da Escalada Desportiva  – https://www.youtube.com/watch?v=e863Qr0jaYo