A zona de Escalada do Terreiro da Luta situa-se abaixo do caminho dos Pretos com acesso junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz. A prática da Escalada neste local tem alguns registos na última década do século passado, com diversas experiências em clássica e top-rope. Existem vários sectores por explorar.
A via “Reboque” recentemente aberta por Filipe Ferreira (com a colaboração A. Ferro, Tiago Freitas, Bruno Berenguer, José Freitas), tem três largos com experiências diversas, a começar com um pequeno diedro, depois uma zona de fendas e uma placa final, em que diminui o tamanho das presas, para uma diagonal a finalizar o desafio da via, existindo ainda um pequeno parcial final de ligação ao topo do sector. É a primeira via conhecida nesta zona, totalmente equipada para a Escalada Desportiva, sendo num parcial coincidente com uma antiga via clássica ali definida. A via “Reboque” está previamente classificada pelo autor com a dificuldade 6a+.
Coordenadas: 32.68513, -16.89768
Distâncias entre largos: 1.º – 23m (7 expressos); 2º – 14m (5 expressos); 3º – 9m (4 expressos); 4º – 5m (1 expresso).
Informações adicionais:
- Para realizar a via tenha em conta o seu conhecimento sobre a prática da Escalada e a sua capacidade, siga por sua responsabilidade, seja portador do material necessário e de reserva para alguma eventualidade.
- A via desenrola-se numa parede de basalto, toda a escalada deve ter em conta as caraterísticas da rocha e a possibilidade de existência de blocos soltos.
- Pode prolongar o terceiro largo até ao final da via. A existência da reunião de amarração no final do 3.º largo permite fracionar um rapel para a base da via.
Comentários recentes